Projeto para produção de mel orgânico muda realidade no sertão do Piauí e leva produto gourmet ao consumidor
Cerca de 250 famílias de Simplício Mendes passaram a receber consultoria do Polvo Lab
O Polvo Lab foi criado pelas empresárias Ana Maria Diniz e Gabriella Marques para ser um Laboratório de Economia Criativa de Impacto e com a missão de transformar a vida de 1 milhão de brasileiros e brasileiras através de seu desenvolvimento e inserção no mercado. A empresa transforma iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos. Além de prestar consultoria para todo o processo criativo e criar oportunidades de comercialização, ajuda inserir o impacto social em sua proposta de valor.
A primeira iniciativa nasceu no sertão do Piauí. Apicultores ganharam uma nova perspectiva para ampliar a renda após verem sua produção de mel ser transformada em produto gourmet, que chegou às prateleiras dos supermercados St Marche em Sâo Paulo. Por meio de consultoria prestada pelo Polvo Lab, 250 famílias passaram a receber apoio para montagem da linha da produção, escolha da marca, distribuição e logística. O resultado é que, após apenas três meses de atuação do Polvo Lab, a marca já tem o seu primeiro lote para o varejo, intitulado Mel Mesmo. O valor da venda será repassado aos apicultores e 15% ficam com o Polvo Lab, como forma de custear os investimentos feitos pela empresa na região. Esse porcentual fixado para o Polvo Lab depende do produto desenvolvido.
O Polvo Lab viu potencial na região para modernizar a produção de mel orgânico e levá-lo aos principais mercados do país sem prejudicar o meio ambiente, gerando renda e desenvolvimento para toda a comunidade local. Os apicultores se organizaram por meio da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI). O nome Mel Mesmo foi escolhido para remeter à pureza do produto, sem aditivos de outros produtos e preservado de contaminação externa.
“Quando esse apicultor consegue vender o mel dele por um preço justo, conseguimos tirá-lo da faixa de pobreza extrema, que hoje equivale a quase 30 milhões de brasileiros vivendo com menos de R$ 250 por mês. Esse é o nosso principal propósito,” explica Gabriella Marques, sócia do Polvo Lab. Além dos investimentos na melhoria de todo o processo produtivo, escolha da embalagem e branding da marca, o Polvo Lab garante a compra do mel dos apicultores para ser revendido em supermercados. Com isso, os apicultores da região terão a renda dobrada em relação aos ganhos atuais.
O mel passa a ter uma linha de produção mais adequada, com estratégia de venda e retorno garantido. Antes o apicultor se via na necessidade de vender esse mel em menor escala para o comércio local ou por um valor bem mais baixo para atravessadores, que muitas vezes, não repassam o valor da compra. “Agora, o apicultor está ligado a uma cooperativa que além de pagar melhor pelo seu trabalho, acompanha o desenvolvimento dele e de sua família”, conta Gabriella.
Mais do que tirar esses produtores da situação de vulnerabilidade extrema, a iniciativa do Polvo Lab busca disseminar na comunidade o sentimento de ser responsável pela própria renda. “Acreditamos que qualquer pessoa, seja no meio rural, metropolitano, no sertão ou em áreas de escassez de recurso”, se tiver acesso a uma boa ferramenta ou a uma instrução de qualidade, consegue ser responsável pela autonomia da sua própria renda. O que promovemos no Polvo Lab é a oportunidade e liberdade de escolha”, afirma Marques.
A empresa atua fortemente no impulsionamento do apicultor, tanto no desenvolvimento técnico, como também no desenvolvimento integral de toda a família a partir de treinamentos, melhoria dos processos produtivos e visitas frequentes, com rodas de conversas. Com isso, as famílias da região que já produziam o mel, mas não tinham venda garantida, terão a garantia que o produto pela primeira vez chegará direto para o consumidor nacional. Além da venda na rede St. Marche, em São Paulo, o mel poderá ser adquirido em seu próprio hotsite para todo o Brasil. Neste primeiro lote foi produzida uma tonelada de mel, embalada em potes de 255 gramas. Até o final do ano, o produto também será exportado para diferentes mercados com o nome “Honey for Sure”.
Pureza. Por estar na caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, Simplício Mendes oferece condições para a produção de méis especiais e totalmente orgânicos. Livre de produtos químicos e agrotóxicos, o mel produzido no Piauí se destaca pela garantia de pureza e qualidade.
A região está há mais de 50 quilômetros de plantações que possam utilizar agrotóxicos, eliminando o risco de contaminação, o que torna o produto mais saudável e com mais benefícios para o consumo humano. Entre seus componentes, estão as vitaminas do complexo B, sais minerais, propriedades antibióticas e anti-inflamatórias.
A alta qualidade garante certificações do Programa Alimento Seguro (PAS), assegurando as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e de normas internacionais, como a Fair Trade (FLO), além do selo de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Para a venda no exterior, a empresa busca apresentar ao mercado estrangeiro, que além da pureza do mel, sua produção visa preservar a Caatinga, um bioma único do Brasil, e garantir a subsistência dos pequenos apicultores. “Nosso grande destaque, não é a valorização da abelha, estamos valorizando o trabalho do apicultor, tanto que é essa a imagem é imprensa no rótulo” ressalta Gabriella Marques.
Site: https://polvolab.co/
Instagram: @polvolab
Créditos: GBR Comunicação