Dia do Estudante: como o Projeto de Vida pode ajudar dentro e fora da escola?
“A disciplina vai muito além da questão do que o estudante deseja fazer como carreira profissional. Significa construir com ele aonde chegar e como chegar, refletindo sobre a sua história de vida, o seu território, seus sonhos e diferentes papéis sociais que exerce e os que vai exercer. O PV coloca os estudantes como protagonistas deste caminho e os professores como mediadores, dialogando sobre passado, presente e futuro dos estudantes e da sociedade”, diz Isabella Alchorne, pedagoga da Associação Movimento Futuro.
“A disciplina mostrou a importância de pensar sobre as minhas ações e de como impactam tudo ao redor. Com as aulas, consegui ter uma nova visão das minhas ações, inclusive sobre a urgência em desenvolver a empatia. Acredito que, tudo que estou aprendendo com o Projeto de Vida, irá contribuir, de maneira positiva, nas minhas boas escolhas para vida”, diz o estudante Matheus Cordeiro, de 17 anos.
A Associação trabalha com projetos que ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais em jovens estudantes do 6º ano até o 3º ano do ensino médio. Além disso, oferece consultoria para escolas que precisam de orientação para aplicar o Projeto de Vida.
Créditos: Associação Movimento Futuro