Concurso premia receitas que aproveitam ingredientes da estação, sem desperdícios e com baixo custo
Inscrições para a etapa Outono já estão abertas; maiores de 18 anos residentes da região metropolitana de São Paulo podem participar.
O concurso cultural ‘Por Dentro das Panelas’ está com inscrições abertas para a etapa de Outono. A premiação busca receitas que aproveitem ao máximo ingredientes da estação, incentivando preparos benéficos ao bolso, à saúde, ao meio-ambiente e à culinária. Podem participar moradores da capital e da Grande São Paulo maiores de 18 anos. O concurso é promovido pela ação Alimentos e Ciência, do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) da USP.
Dividido em quatro fases, correspondentes às estações, o concurso inicia recebendo receitas com alimentos característicos do outono. Cada estação tem ingredientes que devem ser privilegiados:
- Outono: banana nanica, caqui, maracujá doce, abacate fortuna, kiwi, abóbora japonesa/paulista/seca, batata doce roxa, cará/inhame, mandioca e repolho roxo.
- Inverno: atemoia, carambola, laranja, baia/lima, mexerica, morango, ervilha torta, mandioquinha, agrião, couve, palmito.
- Primavera: acerola, graviola, maçã fuji, manga tommy, melão amarelo, pepino japonês, almeirão, brócolis, cenoura e espinafre.
- Verão: carambola, figo, goiaba, mamão formosa, uva rubi, abóbora, beterraba, alface, chicória, quiabo.
O prato, inédito e de autoria do participante, deve ter ao menos um dos alimentos listados para a estação e pode incluir partes não convencionais, como talos, cascas e sementes. Pratos com aproveitamento integral dos ingredientes e custo mais acessível serão priorizados. “São dez alimentos por etapa, cinco vegetais e cinco frutas. A simplicidade e o uso integral, usar da melhor forma possível e de forma criativa os ingredientes que forem escolhidos impera bastante na escolha de uma boa receita”, indica a nutricionista Kristy Soraya Coelho, pesquisadora do FoRC.
A inscrição para a etapa Outono pode ser feita através do site https://alimentosnapalmadamao.com.br/inscricao/ até 20 de maio de 2023. A receita deve ter no máximo 10 ingredientes, e o tempo de preparo não pode ultrapassar uma hora. O prato deve render o mínimo de 4 porções e não deve ter PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O participante deve estar atento para as demais regras, que constam no regulamento disponível no site https://alimentosnapalmadamao.com.br/regulamento/, em que também constam os cronogramas das próximas etapas.
Alimentos da estação e aproveitamento integral dos alimentos são prioridade
O concurso visa estimular o uso integral dos alimentos, evitando desperdícios comuns. Frequentemente, partes não convencionais de alimentos — como cascas, talos, folhas e sementes de verduras, legumes e frutas — são desprezadas devido à falta de informação sobre seu valor nutricional, benefícios e forma correta de preparo. Folhas de alguns vegetais podem conter conteúdo muito maior de alguns componentes como fibra alimentar, vitamina C ou cálcio.
Os benefícios são ainda maiores com o aproveitamento de produtos da estação. Mais frescos, nutritivos e frequentemente advindos de produtores locais, são ingredientes facilmente encontrados no supermercado, não demandam transporte de longa distância (reduzindo a emissão de gases de efeito estufa) e auxiliam o próprio equilíbrio da alimentação, com o consumo de diferentes nutrientes a cada estação.
“A nossa ideia é o uso racional desse alimento, na íntegra, com boa composição nutricional e com baixo custo”, diz Coelho. A pesquisadora incentiva o uso da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), disponível no site www.tbca.net.br e no aplicativo TBCApp (nas lojas Android e iOS), para conhecer um pouco mais sobre alimentos/ingredientes e preparações. Os pratos finalistas terão sua composição química estimada e disponibilizada na plataforma.
“A ideia é disponibilizarmos a composição nutricional dessas preparações, de forma que as pessoas conheçam novas formas de usar esses alimentos, utilizando por exemplo partes não convencionais, como cascas, talos e sementes, e aproveitá-los de forma integral”, conclui a nutricionista.
Mais informações sobre o concurso, incluindo os cronogramas das próximas etapas, estão disponíveis no regulamento disponível no site: