O QUE É NEUROPSICOPEDAGOGIA?
É uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.
A neuropsicopedagogia reúne e integra os estudos do desenvolvimento, das estruturas, das funções e das disfunções do cérebro, ao mesmo tempo que estuda os processos psicocognitivos responsáveis pela aprendizagem e os processos psicopedagógicos responsáveis pelo ensino.
O QUE FAZ UMA NEUROPSICOPEDAGOGA?
É a profissional que tem como objetivos estudar o funcionamento do Sistema Nervoso e a Aprendizagem. Bem como, atuar para que a inclusão escolar ocorra de maneira real, fazendo com que o aluno se sinta pertencente à escola. E ainda, contribuir para a melhoria na ação do professor e na aprendizagem dos alunos.
Seu trabalho acontece em etapas, ou seja, avaliação e intervenção. Durante o processo avaliativo, vai até o ambiente escolar para observar a interação da criança e/ou do adolescente em sala de aula e fora dela, se reúne com os professores e gestores para orientar nas adaptações necessárias do material pedagógico e das avaliações. Em consultório, realiza a observação clínica do paciente, aplica testes qualitativos e quantitativos para detectar distúrbios, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, bem como, para verificar o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional; mapeia áreas do cérebro para estimular a aprendizagem; faz os encaminhamentos aos profissionais como neuropediatra, neurologista, psiquiatra, psicólogo, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo etc.
E, posteriormente, durante as sessões de intervenção, realiza a estimulação/reabilitação cognitiva direcionadas a cada quadro clínico. Esta intervenção deve acontecer de forma conjunta, onde a Neuropsicopedagoga, família e escola devem trabalhar de forma integrada para que realmente possa acontecer a inclusão escolar e a superação das dificuldades/transtornos.
QUANDO PROCURAR UMA NEUROPSICOPEDAGOGA?
Diante de dificuldades e prejuízos no processo de aprendizagem escolar ou social, sejam estas em crianças, adolescente ou adultos; falta de motivação ou de interesse nos estudos; dificuldades de atenção, foco, concentração e/ou memória; dificuldades de adaptação à rotina e/ou inclusão escolar; dificuldades na leitura, escrita, interpretação do que lê ou com raciocínio lógico matemático, dentre outros. Bem como, para potencializar o aprendizado, através da estimulação e reabilitação cognitivas (turbinar o cérebro).
Créditos: Neuropsicopedagoga, Carolina Marques Silva de Mattos, instagram: @carolmsdemattos
Facebook: @carolmarques 11 99676-2770 e-mail: neuroppcarolmarques@gmail.com