Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos participa de debate com pós-graduandos
No dia 2 de fevereiro às 14 horas, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, estará no Palco São Sebastião, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para o debate C&T: Os Afluentes da Ciência na Reconstrução Nacional. Na ocasião, um dos temas debatidos será o reajuste de bolsas de pós-graduação.
A ANPG entrou no dia 26 de fevereiro para Ministra um abaixo-assinado com mais de 120 mil assinaturas. “A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) alerta há quatro anos que, sem reajuste há dez anos, as bolsas de estudo da pós-graduação perderam 60% do seu poder de compra. Em nossos encontros tanto com a Ministra Luciana Santos, como com o Ministro da Educação, Camilo Santana, eles demonstraram que o Governo atenderá nossas demandas, mas nós não conseguimos mais esperar! O governo já assumiu e já tinha esses compromissos conosco desde a transição. É preciso passar da fase de sinalização para a proposta concreta. Queremos o reajuste já e vamos continuar mobilizando e pressionando!”, explica Vinícius Soares, presidente da entidade.
ANPG será responsável pelo Espaço Ciência dentro da Bienal da UNE
“Após a pandemia e os últimos quatro anos de sucateamento da educação pelo Governo Bolsonaro, estaremos reunidos pela reconstrução da Ciência e da Educação. Os pós-graduandos estão ávidos pelo evento para debatermos o futuro de nosso país. Para esta edição tivemos recorde de inscritos na Bienal. E iremos realizar o Espaço da Ciência , com uma maratona científica-tecnológica para mostrar a produção científica dos pós-graduandos brasileiros e apresentar para sociedade que a ciência é fundamental para resolver os problemas sociais.”, conta Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, ANPG.
A ANPG, responsável pelo Espaço Ciência na Bienal, criou diversos momentos de protagonismo na Bienal, como a apresentação dos trabalhos selecionados na Mostra Científica e a Maratona Tecnológica. “O Espaço da Ciência na 13ª Bienal da UNE tem como foco a educação científica da sociedade em geral, com a realização de ações gratuitas e acessíveis, voltadas à divulgação e popularização da Ciência, que vislumbram fomentar e difundir, entre os visitantes, a reflexão sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento nacional”, explica Soares.
Haverá ainda a realização da 2ª Conferência Livre de Juventudes e Saúde e uma plenária com centenas de pós-graduandos e APGs para organizar um calendário de lutas da Campanha Nacional pelo Reajuste de Bolsas.
Conheça os eventos que estarão dentro do Espaço Ciência
13ª Mostra Estudantil Selecionada Científica e de Extensão
A Mostra Estudantil Selecionada Científica e de Extensão é o tradicional evento de divulgação científica e de extensão em que estudantes-pesquisadores individuais, grupos e coletivos estudantis dos 3 níveis educacionais (ensino médio/técnico, graduação e pós-graduação) são convocados a submeterem seus trabalhos de pesquisa ou de extensão, em etapa de projeto, de execução ou finalizado, com resultados preliminares ou resultados finais.
1ª Maratona Tecnológica da ANPG
A primeira Maratona tecnológica da ANPG é um evento que busca estimular a pesquisa, inovação e tecnologia no segmento da sustentabilidade, em especial em relação à Agenda 2030, através da apresentação das soluções mais inovadoras para o desafio apresentado.
A MARATONA busca reunir 50 estudantes-pesquisadores, divididos em 5 time. Em resposta ao desafio proposto no evento, as soluções geradas devem ir ao encontro do apresentado pelo DESAFIADOR e que serão expostas, através da apresentação da solução em formato de pitch presencialmente. As soluções devem ser a síntese de algum tipo de modelo de negócio de base tecnológica para inovação digital, possuir caráter inovador, entendendo-se por soluções ainda não lançadas ou pouco exploradas no mercado.
1ª Feira dos Saberes
A tradicional “feira de ciências” ganhará vez no Espaço Ciência. Essa é, na maioria das vezes, a primeira (e às vezes a única) forma que crianças e jovens têm contato com a produção de conhecimento científico e extensionista. A FEIRA DOS SABERES é uma mostra convidada que busca contribuir para a valorização do tripé indissociável “ensino-pesquisa-extensão” e da cultura científica, com a realização de ações de difusão, divulgação e popularização da Ciência, destinadas a todas as camadas sociais e faixas etárias.
Serviço:
Onde: Fundição Progresso, RIO DE JANEIRO – Espaço da Ciência
Quando: 2 a 4 de fevereiro
Horário: 9 às 18 horas
Evento gratuito