Alfabetização e contribuições do Método Fônico Sistemático
Alfabetizar consiste em ensinar a ler e a escrever em um sistema alfabético. O português do Brasil é uma língua alfabética; de modo que há uma relação direta entre letras e sons, ou seja, cada letra representa um som da nossa fala.
Ensinar relação letra/som para criança é imprescindível para que haja sucesso no processo de alfabetização. O sucesso e fracasso escolar estão diretamente relacionados ao processo de aquisição da leitura e da escrita.
As neurociências cognitivas têm avançado em pesquisas que procuram compreender como o sistema nervoso central processa informações acerca da linguagem nos seres humanos. Exames de ressonância magnética revelam áreas cerebrais específicas que são ativadas enquanto sujeitos estão lendo, escrevendo, falando, mostrando um percurso de circuitos neuronais que são ativados durante tais atividades.
Ler e escrever perpassa necessariamente por vias fonológicas e lexicais, ou seja, áreas específicas no córtex cerebral que processam informações sonoras e léxicas.
A capacidade de discriminar, perceber e manipular os sons da fala precisa ser desenvolvida e estimulada no contexto escolar, e pode-se iniciar muito antes do processo de ler e escrever propriamente dito, ou seja, o professor em sua prática pedagógica pode desenvolver estratégias que desenvolvam as habilidades da Consciência Fonológica.
A Consciência Fonológica consiste na habilidade dos sujeitos manipularem conscientemente os sons da nossa língua, percebendo a presença de rimas, aliterações, sílabas e até mesmo os fonemas. Os fonemas consistem na menor unidade da nossa língua, e podem ser percebidos e analisados durante o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Sabendo que tais habilidades não são inatas, é preciso de ensino explícito, sistemático e intencional, pois ler e escrever não se aprende de maneira espontânea.
Manipular sons da fala é uma prática que deve ser desenvolvida de maneira intencional, sistemática e estruturada no contexto de uma sala de aula de alfabetização. Apesar de abstrato, é possível quando trabalhado dentro de um programa com objetivos claros e precisos.
O sucesso escolar está diretamente ligado com a capacidade de ler, escrever, compreender e produzir textos de forma competente. Alfabetização com base na Ciência tem se tornado urgente no contexto educacional, especialmente tendo como instrumento o Método Fônico Sistemático, que fundamenta suas propostas em evidências científicas, o que garante êxito nas práticas de alfabetização.
Créditos: Professor Sidney Lopes Sanchez Júnior
Mestre em Ensino e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL
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