A Matemática é uma área do conhecimento que traz desafios para os processos de Ensinar e Aprender.
Desenvolver o pensamento lógico-matemático só é possível devido as inúmeras interações que são vivenciadas ao longo da vida, especialmente no contexto escolar.
A Matemática não está nos objetos e nem no mundo, ela está na mente do sujeito. Os conhecimentos Matemáticos estão nas relações que se fazem com o objeto de conhecimento, ou melhor, na qualidade das ações e interações que se organizam e se estruturam no sistema cognitivo.
Promover um ambiente potencialmente desafiador para ensinar conteúdos Matemáticos é importante para que os alunos se sintam parte do processo, sejam ativos na construção do próprio conhecimento.
Não há novas construções se não houver desafios cognitivos. Entender a constituição e o desenvolvimento dos sujeitos torna-se indispensável ao professor. As intervenções se tornam mais qualificadas e objetivas.
Nessa atividade, denominada “Cadeados Matemáticos” realizada no contexto de uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Cornélio Procópio – PR, as crianças foram desafiadas a resolverem cálculos de adição e subtração de dezenas e centenas, além de procurarem a chave (resultado) que abre o cadeado. Quem encontrar e abrir o maior número de cadeados, resolvendo as operações, é o ganhador da brincadeira.
Brincando para aprender!
Professor Dndo. Sidney Lopes Sanchez Júnior.
Insta: professor.sidney.786