Atendimento especializado ao surdo
O CCLBS concretizou-se em dezembro de 2021. Através de vivências na comunidade surda e de um sonho profundo da inserção do surdo na sociedade de acordo com sua própria realidade. Fazendo assim, com que o surdo seja protagonista de sua própria história.
O CCLBS, tem como objetivo qualificar através do ensino da Língua Brasileira de Sinais todas as pessoas que, ouvintes ou surdas ou deficientes auditivas, tenham interesse em aprendê-la para serem capazes de comunicarem-se dentro e fora da comunidade ouvinte e surda.
Nossa metodologia e didática de ensino é focada no ensinar, aprender e praticar. Por este motivo, o professor regente é surdo e mantém contato com o aluno desde o primeiro dia de aula, tendo a professora ouvinte como apoio parcial. Assim, o aluno aprende de forma dinâmica e prática.
O CCLBS oferece também o serviço de capacitação empresarial, serviço de Interpretação, aulas particulares e atendimento especializado ao surdo ou deficientes auditivos com profissionais fluentes da Língua.
Nossa prestação de serviço é focada na capacitação dos interessados a comunicação fluente, tornando-os uma sociedade acessíveis a toda comunidade surda brasileira e cumpridoras das leis atuais vigentes no pais.
Atualmente, muito se discute sobre a inclusão dos indivíduos surdos na sociedade, e a partir deste movimento, as mudanças nas práticas educativas que se fazem presentes ao longo da história, transformando as políticas sociais e paradigmas educacionais. As pessoas surdas estão conquistando seus espaços, evidenciando a necessidade de a comunidade se preparar, a fim de contribuir na construção de uma sociedade igualitária, que contemple as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes. Sendo assim, o Centro de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais, vem ao encontro dessas necessidades, proporcionando a interação entre ouvinte e usuários da Língua Brasileira de Sinais da comunidade surda, mostrando e justificando as mudanças sociais e as diferentes formas de cultura.
O curso, por sua vez, dá ênfase ao aprendizado da língua com foco em sua fluência;
aprofundamento sobre a cultura surda e suas especificidades, bem como desenvolver atividades práticas da Língua Brasileira de Sinais, para que os alunos do curso sejam capazes de desempenhar seu papel na sociedade como
indivíduos conscientes no convívio e desenvolvimento social.